sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Autores indígenas

2 comentários:

OSCIP GUARANY disse...

Aldeia Ty Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, "Tava Guasu Avá Guarani", Paraná – Brasil / Paraguai  / Argentina.


A ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ETNO-CULTURAL INDÍGENA TEKO ÑEMOINGO – OSCIP GUARANY, é uma organização sem fins lucrativos que visa principalmente promover ações, Sociais Humanitárias e Institucionais, etc. para tentar minimizar a miséria, promover a capacitação, a educação, saúde, gerar empregabilidade e renda para os 10.000 indígenas Avá Guarani aproximados que habitam na Tríplice Fronteira.

Nessa crença, queremos participar-lhe nosso projeto da Reconstrução e
Reconciliação do Mundo dos “AVÁ MBA’E GUARANI”, (o que pertence a nós), onde buscar-se-á mostrar toda a sua beleza, que oferece generosa o nosso “Yvy Mãrãeÿ” (a nossa Terra sem Mal), sua riqueza, cultura, os rescursos e virtudes do nosso “YVYETÉ” (a Terra Verdadeira) que FAZ AFLORAR esse aporte sutil que cada país atesoura no mais profundo da sua alma coletiva.

A organização OSCIP GUARANY em parceria com a União, Estados e
Municípios, Universidades, Terceiro Setor, Ongs, deverá assegurar para a criança e ao adolescente Avá Guarani, com absoluta prioridade, o direto á vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito a liberdade, à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Meu irmão Olivio, o teu trabalho é de suma importância,más, temos que avançar ou vamos ficar para tras.

Meu irmão Olivio, estamos trabalhando na normalização da lingua ava guarani ayvu ou ñe'ê, informo, portanto, da real necessidade da normalização da nossa lingua e a produção dos livros em três idiomas: guarani, português e espanhol.

Peicha he'i

Tupã Ñembo'agueraviju

Momaitei

VaL disse...

A Diretoria de Livro, Leitura e Literatura (DLLL) do Ministério da Cultura está organizando um mapeamento em todo o Brasil de escritor@s, ilustrador@s e entidades que trabalham com foco nos autores, permitindo conhecer melhor as demandas e as necessidades do setor.

Esta pesquisa tem como objetivo buscar subsídios para o desenvolvimento de programas, projetos e ações relacionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da cadeia criativa do livro. Gostaríamos inicialmente de conhecer o universo de autores, com informações sobre publicações, acesso e difusão das obras produzidas, processos de formação, eventos, pesquisas, participação em redes redes, bem como propostas de possíveis articulações com o poder público, por meio desta pasta.

Sou a interlocutora designada pela DLLL para desenvolvimento desta pesquisa e estou à disposição para fornecer maiores informações através do email economiadolivro@gmail.com e telefone (61) 2024-2698.

Para podermos iniciar o diálogo com autores, solicitamos que, por gentileza, respondam a pesquisa e a encaminhem para outros autores indigenas também responderem. O prazo para finalizar esta pesquisa é 15/08.


01. Nome:
02. Correio eletrônico:
03. Sítio eletrônico:
04. Fone:
05. Publicações (listar as principais):
06. Formação:
07. Já participou de algum prêmio, concurso ou edital público (por exemplo: Editais da Funarte, FBN, MEC, Petrobras Cultural, MinC, etc.)? Qual e em que período:
08. Descrever o impacto deste prêmio ou edital no seu trabalho: resultados, avaliação, outras observações que julgar relevantes.
09. De que forma o governo federal, através do Ministério da Cultura, poderia contribuir para o fortalecimento do trabalho do escritor e ilustrador?
10. Quais as principais demandas e necessidades dos escritores e ilustradores, a fim de dar sustentabilidade ao trabalho desenvolvido?

Muito obrigada,
--


Valéria Viana Labrea
Consultora UNESCO - Cadeia Criativa do Livro
Coordenação Economia do Livro
Diretoria do livro, leitura, literatura e bibliotecas/MinC/FBN
Fone 61 81789505
economiadolivro@gmail.com