segunda-feira, 10 de setembro de 2007

!! A invasão do Brasil !!


A INVASÃO DOS PORTUGUESES EM 1500


Em 1500, 22 de abril apareceu neste país em que hoje é chamado Brasil, os primeiros jurua kuery (não índios). Eles vieram de um lugar muito longe daqui, chamado Portugal.
Mas a chegada de Pedro Álvares Cabral e seus amigos não foi nada bom para nós que somos chamados de índios?.
É, os nossos antepassados indígenas receberam o português muito bem. Só que eles não imaginavam que naquele momento se dava o início da destruição e que o interesse deles era na verdade outras coisas exploraram e roubaram todo esse imenso território.Sendo assim para os Juruá kuery, como eles mesmos dizem: 22 de Abril é o dia do descobrimento do Brasil. Mas para nós indígenas não, porque esse é o dia da invasão dos portugueses.

3 comentários:

PROFESSORA ZILDA disse...

É isso! Foi mesmo o dia da invasão dos portugueses!
Atualmente dizemos nas escolas que foi o dia do achamento do Brasil e não do descobrimento, mas de agora em diante não deixarei de lembrar dessa outra visão.
Gostaria de ter a letra do Hino Nacional em Guarani. Por que você não disponibiliza no blog?
Abraços. Zilda.

Ricardo disse...

creio que o termo "conquista" seja mais apropriado, já que houve subjugação de uma população em função de outra.

Anônimo disse...

Sinto dizer ao cidadão Ricardo que ele (e muitas pessoas) está enganado em sua colocação, não tente aliviar o crime, pois tenho certeza que se um bandido/golpista invadir sua casa com um truque barato de comprar sua confiança e depois tentar tomar teu espaço e tuas riquesas, você não o classificará como um "conquistador". Hoje estamos aqui graças a tudo isso, porém, tomaram a floresta deles para destruir. Respiraríamos um ar bem mais puro (em todas as conotações) hoje em dia se tivéssemos deixado eles continuarem cuidando dessa terra. Hernani Cairú.