quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FEIRA DO LIVRO INDIGENA EM MATO GROSSO

FOI NO MES DE OUTUBRO DE 2009 QUE ACONTECEU O PRIMEIRO ENCONTRO PATROCINADO POR UMA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO, E FOI EM MATO GROSSO, E QUERO DIZER QUE FOI ÓTIMO, UM GRANDE EVENTO E QUE PUDEMOS MOSTRAR NOSSA CAPACIDADE DE ESCRITOR, ILUSTRADORES E CANTORES.
TEVE A PARTICIPAÇÃO DO SECRETARIA DA CULTURA E QUE MOSTROU MUITO INTENRESSE NA QUESTÃO, E DISSE QUE POR ELE, NO RPÓXIMO ANO TERÁ OUTRO ENCONTRO E OUTROS.
ISSO ME DEIXOU MUITO FELIZ PORQUE QUANDO INICIEI ESCREVER EM 1984, NÃO HAVIA LITERATUREA ESCRITA, ISTO É, POR INDIOS, MAS ELA JÁ EXISTE HÁ SÉCULOS ESCRITA POR NÃO INDIOS, MAS ERA UMA VIDA DIFICIL NAQUELE TEMPO, MAS EU ACREDITAVA QUE MOSTRANDO AO POVO A LITERATURA UM DIA A SOCIEDADE IRIAM CONHECER E AOS POUCOS VALORIZAR MAIS, E O ENCONTRA MOSTRA ISSO, TEMOS VÁRIOS AUTORES INDIGENAS, E DE VÁRIAS ETNIAS. E ATRAVÉS DOS LIVROS PUBLICADOS, A LITERATURA COMEÇOU A SER MAIS VALORIZADO E NOSSO POVO SENDO RECONHECIDO.
AGORA TEMOS AUTORES INDIGENAS QUE MORAM NAS CIDADES, OUTROS NAS ALDEIAS, MAS QUE ESCREVEM MUITO BEM E QUEM LER UM LIVRO ESCRITO PELOS PÓVOS INDÍGENAS, TENHO CERTEZA QUE IRÃO GOSTAR MUITO.
TAMBÉM FIQUEI FELIZ AO VER PESSOAS QUE VIERAM ME CUMPRIMENTAR E FICARAM FELIZES AO ME CONHECER, PORQUE JÁ TINHAM MEUS LIVROS, OUTROS SÓ DE NOME, MAS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE ME CONHECER E TER OS LIVROS E AUTOGRAFADOS.
AOS LEITORES QUE AINDA NÃO LERAM UM LIVRO DE AUTORE INDIGENA, NÃO DEIXEM DE LER UM, POIS IRÃO GOSTAR MUITO.
OLIVIO JEKUPE.

Um comentário:

Adão K. T. Antunes disse...

Meu querido, fico feliz também pela sua alegria. Podes crer que já sou seu fã de carteirinha. Continue nessa força meu irmão. Vamos lutar juntos nessa batalha.
Nhanderu está conosco.
Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas vamos fazer a nossa parte.
Um forte abraço

De seu amigo desconhecido,
Adão Karai tataendy Antunes.