segunda-feira, 16 de novembro de 2009

LITERATURA NATIVA VERSOS LITERATURA INDIGENA

SEI QUE MUITOS NO BRASIL SABEM QUE SOU ESCRITOR E QUE ESCREVO HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS, MAS NOS ANOS QUE INICIEI A LITERATURA EM QUE EU ESCREVIA NÃO ERA TÃO VALORIZADA, ERA MUITO DISCRIMINADA ASSIM COMO OS PRÓPRIOS INDIOS.
MAS QUERO DIZER QUE HOJE A LITERATURA QUE É ESCRITA PELOS POVOS INDIGENAS É MUITO IMPORTANTE, DIGO A VOCES QUE OS INDIOS DAS ALDEIAS DE TODO O BRASIL TEM UMA VIVENCIA PRÓPRIA DE SEU POVO, E POR ISSO SEI O QUANTO O QUE CADA ESCRITOR INDIGENA ESCREVER TERÁ UM GRANDE VALOR.
MAS ALGO MAIS INTERESSANTE QUERO DIZER, NÓS INDIOS NÃO ESCREVEMOS LITERATURA INDIGENA E SIM UMA LITERATURA NATIVA, ALGO QUE SAI DO CONHECIMENTO E DA PRÓPRIA VIVENCIA. E QUEM MORA NA ALDEIA SABE MUITO BEM DA REALIDADE DO SEU POVO. POR ISSO VEJO A LITERATUA QUE OS NÃO INDISO ESCREVEM SOBRE NOSSO POVO COMO UMA LITERATURA INDIGENA DIFERENTE DAQUELA QUE ESCREVEMOS.
SEI QUE OS NÃO INDIOS MUITAS COISAS QUE ESCREVEM , É MUITO BONITO, ISSO É BOM PORQUE FAZ COM QUE O POVO NOS RESPEITE. E SEI QUE EM BREVE MUITOS IRÃO CONHECER MUITOS AUTORES INDIGENAS, E QUE SEUS LIVROS SERÃO CONHECIDO POR TODOS E IRÃO ENTENDER A LITERATURA NATIVA, E A LITERATURA INDIGENA.
POR ISSO, PROCUREM OS LIVROS DOS AUTORES INDIGENAS, SEI QUE ELES IRÃO MOSTRAR ALGO QUE MUITOS AINDA NÃO CONHECEM.
ALIÁS, ESSES DIAS ESTIVE AQUI NA ALDEIA UMA GRANDE ESCRITORA DE LITERATURA INFANTIL, E ELA FICOU EM MINHA CASA E PODE CONHECER MINHA FAMILIA, CONHECEU UM POUCO DA REALIDADE DE UMA COMUNIDADE GUARANI. SEU NOME É HELOISA PRIETO, FOI MUITO BOM E PUDEMOS CONVERSAR MUITO E ELA SAIU FELIZ PORQUE VIU QUE PODE CONHECER UMA REALIDADE QUE NEM SEMPRE É VISTO, E FALEI COM ELA SOBRE A LITERATURA NATIVA, NOSSA DIFERENÇA, PORQUE NÃO ESCREVEMOS LITERATURA INDIGENA E SIM LITERATURA NATIVA, E ELA SORRIU CONCORDANDO COM O QUE FALEI.

5 comentários:

Carmel disse...

Enquanto isso num blog distante...

a hipocresia rola solta! Vamos defender o negros e chamar os índios de ignorantes!

Link da hipocrita:

http://sindromedeestocolmo.com/archives/2009/11/helena_vai_pro_tronco.html/#comments

Palavras da dona do blog:

Ah, pra terminar, eu sou politicamente correta ou tento ser, ao máximo. Acho completamente idiota essa idéia de que “o mundo ficou muito chato depois que a gente passou a se preocupar com o que diz”. Chato pra quem, cara-pálida?

Olivio Jekupé disse...

o mais difícil é entender o que pergunta por isso como responderei....

Inez disse...

Olá, sou professora de educação infantil da prefeitura de |São Paulo, gostaria de enviar uma correspondencia, você tem e-mail?
pode me passar?
Agradeço a atenção
Inez

Olivio Jekupé disse...

meu email é

oliviojekupe@yahoo.com.br

Cecy Fernandes de Assis disse...

Olívio, mombe'upy ko'ápe.
http://guaraniportugues.blogspot.com/