segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A INVASÃO DOS PORTUGUESES EM 1500

A INVASÃO DOS PORTUGUESES EM 1500





Em 1500, 22 de abril apareceu nestas terras em que hoje é chamado Brasil, os primeiros jurua kuery (não índios). Eles vieram de um lugar muito longe daqui, chamado Portugal.

Mas a chegada de Pedro Álvares Cabral e seus amigos não foi nada bom para nós que somos chamados de índios?.

É, os nossos antepassados indígenas receberam os portugueses muito bem, só que eles não imaginavam que naquele momento se dava o início da destruição e que o interesse deles eram na verdade outras coisas, exploraram e roubaram todo esse imenso território.

Sendo assim para os jurua kuery, como eles mesmo dizem: 22 de Abril  é o dia do descobrimento do Brasil. Mas para nós indígenas não, porque esse é o dia da invasão dos portugueses. 

Antes deles invadirem aqui, toda essa terra tinha dono, de varias nações que aqui viviam, mas hoje tudo é diferente, sei que no Brasil temos muitos problemas por falta de terra, algo que a sociedade nunca entendeu, e agora podemos dizer que vivemos num País que já foi nosso. Não adianta dizer que o índio é os verdadeiros donos dessas terras, se na verdade, para conseguir demarcar uma terra, é a coisa mais difícil, pois muitos políticos e fazendeiros lutam contra.

Aqui na aldeia krukutu, São Paulo, onde moro já se faz mas de 10 anos que estamos tentando aumentar o território, está na justiça, vai e vem respostas e os anos vão passando.

Por isso não me alegro com a palavra, descobrimento do Brasil, porque foi uma verdadeira invasão e que os livros de historias não mostram. Aliás, alguns anos antes de 1500, Portugal assinou com a Espanha o tratado de Tordesilha, já havia ficado com essas terras, sem nunca terem vindo aqui.

Por isso seria interessante se os professores começassem a falar a realidade para os alunos com quem eles trabalham, porque eles têm uma grande missão que é mostrar a verdadeira historia, do contrário, as crianças continuarão sendo enganado, e nós indígenas continuaremos sendo tratados como o culpado. Por isso digo mais é preciso que os escritores que escrevem sobre os povos indígenas do Brasil, escrevam sem medo de dizerem a verdade, por isso vou falar de um escritor que escreve muito bem sobre os povos indígenas, é o Benedito Prezia, escreve com clareza, e que os leitores podem aprender muito.



OlivioJekupe- escritor de literatura nativa, da aldeia krukutu



3 comentários:

Anônimo disse...

nossa esta historia me ajudou muito eu fazer meu trabalho ....essa realidade deveria ser contada nas escolas para todos os alunos desde o inicio do seu aprendizado ....muito obrigado por me ajudar...bjksss cris

julia disse...

Muitoo obrigada cris tinha q fazer um resumo da historia mto bom valew

Anônimo disse...

Ola!
Oliver, fiquei muito enteresada... e gostaria de saber mais... se voce poder me ajudar eu aggradeceria.... quero saber a verdadeira historia indigina. meu whats 04196397141